O Saco Azul - Rádio Universidade de Coimbra 107.9

terça-feira, março 15, 2005

3º Festival Internacional de Blues de Coimbra

Pelo 3º Ano, desaguam no delta do Mondego velhas histórias contadas à guitarra. Do blues acústico ao eléctrico, passando pelo blues no feminino: 3ª Edição do Festival Coimbra em Blues.

Quinta-feira, 17 de Março, abertura do festival em toada eléctrica mais acelerada, a lembrar as festas dos pântanos do Louisiana. Zydeco blues é o estilo que Keith Dunn transpira através da harmónica, que vai ser acompanhada pela guitarra eléctrica de Sherman Robertson. Na segunda parte, blues em acústico e em estado cru, com Robert Belfour – uma das últimas pessoas vivas a continuar o blues quase esquecido da tradição das zonas altas do norte do Mississipi.

Sexta-feira, 18 de Março: Ladies Night – pela primeira vez no festival: blues no feminino. A noite tem início com a voz quente e forte da multi-facetada Sheila Wilcoxson, já conhecida da sua banda Back Porch Blues, a celebrar o delta. No fim da noite, espaço para blues com soul na alma: a galardoada Toni Lynn Washington traz a guitarra ao palco.

Sábado, 19 de Março: T-Model Ford, um dos artistas mais apetecíveis do blues. Sem certidão de nascimento mas com perto de 80 anos, ele ainda é mau como as cobras. Uma força viva em palco, que nos traz a voz crua e genuína da gente do Mississipi. A fechar a noite, Sherman Robertson e a sua banda, numa viagem pelo blues do Louisiana e do Texas em toada eléctrica.

Coimbra em Blues com o apoio da RUC – dias 17, 18 e 19 de Março no TAGV, sempre às 21h30. Bilhetes nos programas RUC'n'Roll, Crossroads e magazine cultural Seguir em Frente.



Álbum em destaque esta semana na Praça da Agonia: Escondida (Jolie Holland)